Tempo muito frio

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê-se a partir de amanhã, a uma situação de tempo frio que se prolongará, pelo menos, até ao inicio da próxima semana. Em todo o território do continente a temperatura vai estar abaixo dos valores normais para a época do ano, em particular a temperatura mínima nas regiões do litoral, onde os valores vão descer abaixo dos 4°C. Nas regiões do interior a temperatura mínima deverá ter valores entre 1ºC e -5°C.

Para o município da Amadora, e de acordo com os vários modelos de previsão, a partir de 4ªfeira, destaque para a descida das temperaturas mínimas, que poderão atingir valores negativos, sobretudo no fim-de-semana Assim, é expetável frio intenso, durante o dia, e arrefecimento noturno acentuado (e respetivo desconforto térmico), com possibilidade de formação de geada.Nota ainda para o vento, que vai marcar presença e soprar com rajadas que poderão chegar aos 45km/h, e que aumentará a sensação de frio.

Em anexo, seguem as recomendações (elaboradas pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, Unidade de Saúde Pública da Amadora e Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora, tendo por base as orientações da Direção Geral de Saúde), juntamente com os contactos de emergência, a ter em conta para os próximos dias, no que diz respeito ao tempo frio.

Solicita-se e sugere-se a divulgação das recomendações, sobretudo junto das instituições/associações/entidades que tenham contacto com os grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes crónicos (foro respiratório ou cardíaco) e sem-abrigo.

Serviço Municipal de Proteção Civil