A Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra avançou com um projeto para dar resposta à Urgência Pediátrica Noturna. Todas as crianças desta zona de referência devem ser, previamente, referenciadas pelo SNS 24, em caso de doença aguda. Caso o façam, entre as 20 e as 8 horas da manhã e haja necessidade de uma avaliação médica, terão uma consulta de pediatria agendada em 24 horas, na própria Unidade Local de Saúde.
O atendimento durante o período diurno, entre as 8 e as 20 horas, mantém-se sem alterações. No período noturno (entre as 20 e as 8 horas), a Urgência Pediátrica só recebe doentes trazidos pelo INEM, referenciados pelo SNS 24 ou referenciados por outras instituições de saúde (Hospitais e Cuidados de Saúde Primários) e/ou profissional de saúde médico com informação clínica devidamente assinada.
Este projeto da ULS Amadora/Sintra visa melhorar o acesso aos cuidados de saúde da população destes municípios relativamente aos Serviços de Urgência Hospitalar, libertando-os para as situações em que são mesmo necessários.
Saiba mais em: https://www.sns.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/02/FAQs_Urgencia-Pediatrica-Referenciada.pdf